BIBLIOTECA DA UNAM - UNIVERSIDADE NACIONAL AUTÔNOMA DO MÉXICO


O mês de outubro de 2010 foi marcante para mim em termos de oportunidade e em se tratando de conhecer lugares, tive a chance de ir a Cidade do México para participar de um congresso e aproveitei para visitar museus, bibliotecas e espaços culturais.


A Cidade do México, investe maciçamente em cultura e um dos lugares que já era objeto de meu maior  interesse era a Biblioteca da Universidade Nacional Autônoma do México.


A UNAM, ao longe se destaca por possuir o maior mosaico do mundo com cerca de 4000m². A fantástica obra que reveste o edifício foi construída pelo arquiteto e pintor Juan O'Gorman entre os anos de 1949 a 1951, tendo sido inaugurada em Abril de 1956. É considerada patrimônio da humanidade!


Foi à noite que pude vislumbrar pela primeira vez o belíssimo prédio iluminado e a visão instigou ainda mais o desejo de conhecer o lugar que envolve além dos aspectos artísticos, um dos elementos que tanto me interessa: a Biblioteca, então numa tarde ensolarada fui ver de perto essa beleza.




A Biblioteca possui um acervo bibliográfico com cerca de 400 mil volumes (mas tem capacidade para abrigar até um milhão). Distribuída por dez pisos, dispõe de inúmeros serviços atendendo uma frequência diária de cerca de 8 mil e quinhentos usuários marcadamente o público estudantil. Aos sábados, os serviços são extensivos a toda a comunidade.

Definida como Biblioteca Central, coordena outras 142 bibliotecas e afins. A UNAM é a principal universidade do México, e também a universidade mais antiga da América do Norte (fundada em 1551).


Para os apaixonados por bibliotecas universitárias, posso afirmar que a Biblioteca Central da UNAM é um local de inspiração.


Fotos: Soraia Magalhães e Alvaro Galvez

Comentários