REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - RIO DE JANEIRO


Vivi experiências super positivas no Rio de Janeiro durante a participação no XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) e II Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais-Brasil (SIBD-B), em outubro de 2010 e dentre estas posso destacar o privilégio de ter conhecido o Real Gabinete Português de Leitura, uma das bibliotecas mais belas que já vislumbrei. 


Fazia pouco, havia tomado conhecimento sobre esse espaço por meio do programa do Jô Soares e por isso já buscava em meus sonhos uma visita ao local. Sobre como tudo aconteceu descrevo aqui:

Ao sair da Biblioteca Nacional, segui para a Confeitaria Colombo, outro espaço indispensável para se conhecer no Rio de Janeiro. Durante o almoço, conversando com o Sr. Orlando Duque, garçom mais antigo deste estabelecimento, soube que se encontrava também no local o Sr. Antonio Gomes da Costa, presidente e administrador do Real Gabinete Português. 

Fui cumprimentá-lo e por sorte pude tirar a foto que agora publico aqui. O Senhor Antonio Gomes foi muito gentil e nos recomendou que procurássemos à Bibliotecária Vera que durante a visita, nos recebeu muito bem.


Seguindo pelas ruas do centro antigo, do Rio de Janeiro, chegamos diante da fachada do prédio, que dizem ser muitas vezes confundido com uma igreja. Ao adentrar, que emoção! O espaço é muito mais bonito por dentro do que é possível descrever.


O salão não é muito grande, porém é dividido por uma estrutura de ferro que cria em três níveis a divisória das estantes em madeira que seguem parede a cima repletas de belas encadernações. Há um maravilhoso lustre na área do salão central e vitrais que permitem adequação de luz.


Inaugurada em 1887, a Biblioteca reúne obras literárias lusitanas que chegam ao montante de aproximadamente 350 mil livros. Gostei de ver uma placa dedicada ao escritor Machado de Assis. A Biblioteca presta homenagem ao seu leitor mais ilustre (do passado).


O lugar recebe considerável número de pesquisadores e turistas, porém, em vista da beleza e riqueza cultural, deveria ser muito mais conhecido e valorizado, especialmente por nós brasileiros.


A visita ao Real Gabinete Português me deixou realizada, já que nesse mesmo dia havia visitado também a Biblioteca Nacional, portanto uma dia marcante para alguém que ama visitar bibliotecas.


Realizei essa visita com o caríssimo amigo Raimundo Martins, professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 

O Gabinete Real Português está localizado na Luís de Camões, número 30, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Entrada gratuita.

Comentários