BIBLIOTECA OCA DO SABER - ALTER DO CHÃO - PARÁ


O encerramento da aventura com o projeto "Livros Infantis: encantando os povos da Amazônia" (ver postagens anteriores), se deu em Alter do Chão, vilarejo localizado a 32 Km de Santarém, no Estado do Pará. Para saber mais assista também o vídeo: 




Diferente das comunidades ribeirinhas visitadas, a localidade dispõe de boa infra-estrutura com privilegiada vocação para o turismo, já que possui lindas praias banhadas pelo Rio Tapajós.


Nessa localidade, pude visitar à Biblioteca OCA DO SABER, dirigida pelo Vila Viva: Grupo de Educação Ambiental que atua de forma significativa na região.


As imagens aqui postadas, datam de 2007 e já naquela época, a biblioteca atendia a população com um acervo variado dispondo desde livros infantis aos livros de filosofia, sociologia e de várias outras áreas do conhecimento, num ambiente simples, mas muito aconchegante.


Lendo e procurando informações sobre o lugar, soube que o espaço foi reformado, que o acervo foi ampliado e que se transformou num Ponto de Leitura com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional. Fico contente e com o desejo de voltar um dia a Alter do Chão e ver de perto todos os progressos que devem estar sendo realizados em prol do estímulo à leitura e o acesso a informação.


Com essa postagem, encerro essas reminiscências agradecendo mais uma vez ao Colégio Imaculada Conceição de Belo Horizonte, por naquele momento ter permitido que seus alunos refletissem sobre a Amazônia e sua representação para o equilíbrio do planeta, com um olhar voltado para a educação daqueles que habitam e preservam a floresta.

Agradeço também o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, à Maria Ivete Bastos, ao Peixe, à Zenita e ao Thomas. Sem eles nada disso teria sido possível.

Veja mais informações aqui:

Comentários

  1. quero saber mais desse projeto.
    industria do conhecimento jocum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Industria do Conhecimento, infelizmente não tenho outras informações sobre esse espaço, faz tempo que visitei. Vou tentar descobrir mais dados e se conseguir volto para informar. Abraços

      Excluir

Postar um comentário