ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO MATIAS FERNANDES - BIBLIOTECAS EM MANAUS


No dia 28 de setembro de 2011, aconteceu na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes um belíssimo Sarau de Poesia, evento que desde 2008 mobiliza a comunidade do bairro da União, em Manaus. A atividade faz parte do projeto Encantar-te, que trabalha ações de coral, dança, declamação de poesias e música.


A quadra da Escola ficou cheia de convidados, inclusive alguns ilustres como: Tenório Telles, Celdo Braga, a professora Rita Barbosa do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, o Balé Folclórico do Amazonas, os alunos do curso de música da Universidade Estadual do Amazonas - UEA e tantos outros.


Foi a amiga Cecy Simões (professora de Língua Portuguesa) que convidou a mim e aos amigos Sebatião Alves, Katty Anne Nunes e Sigrid Avelino para prestigiarmos o evento. Ao sairmos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, fomos logo para a Escola e como ainda era cedo, pedimos para conhecer a biblioteca e descobrimos que a escola não possuía por falta de espaço físico.


A administração da Escola com o objetivo de oferecer algo que se assemelhasse a uma biblioteca improvisou no espaço do corredor, o que eles chamam de “corredorteca” e dessa forma tem feito o possível para estimular nos alunos, o gosto pela leitura.




Enquanto assistia a declamação dos poemas de Mário Quintana, Cecília Meireles e dos poetas locais, fiquei pensando no talento das crianças e imaginando como poderiam crescer muito mais se possuíssem de fato biblioteca e bibliotecário motivado desenvolvendo ações de mediação de leitura. 


Espero que breve possamos ver a força da Lei n. 12244/2010 que regulamenta a criação e a manutenção desses espaços em todas as escolas das redes pública e privada do país.

P.S Sarau é um evento cultural que pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música e outras formas de arte.

Fotos: Sebastião Alves

Comentários

  1. Fiquei feliz ao me ver diante das fotos e das breves palavras sobre a corredorteca idealizada pela professora de Língua Portuguesa, Maria Luzilda Cativo Pereira(minha mather).
    O projeto da corredorteca teve seu início em 2009, e tem envolvido e incentivado alunos da escola na arte de praticar a leitura, pincipalmente através de livros paradidáticos.

    Fotos e mais alguns detalhes foram enviados ao seu e-mail e merecem espaço nessa importante tentativa de tornar acesível os livros e a quem eles realmente se destinam!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge, eu também fico feliz por ver que nossos caminhos estão sempre se cruzando especialmente por que temos um grande interesse por nossa área de atuação.

    Dê os parabéns para sua mãe pela iniciativa em criar alguma estrutura para estimular a leitura.

    P.S Não chegou nada em meu email sobre o material que você disse que me mandou. Manda de novo!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. EU ADOREI TE VISTO DE PERTINHO ESSE PROJETO EM 2011 EU TAVA LA PERTO VENDO MAS FOI DE ENCANTO OQUE EU NAS APRESENTACÕES , MAS AGORA EM 2012 NÃO ESTUDO MAS LA MAS EU MORO NA RUA DA ESCOLA MESMO NÃO ESTUDANDO LA EU VOU VER ESSE PROJETO DE ENCANTA

    ResponderExcluir
  4. eu paraticipo de projeto ja vai começar os enssaios para agente arrassa no dia é meu ultimo ano la então vai ser enesquecivel, mais ano q vem eu vou sair da escola mais a minha professora adorada fundadora desse progeto cecy simões eu vou continuar no progeto pq a professora não quer q agente se afaste da escola pq eu e minhas amigas encentivam os alunos da escola a se enteressa pelo progeto e de dançar toda a hora civica da escola eu e muinha amigas dançamos amonhã minha prof silvia vai dar uma musica para agente se agente dançar muito beom agente vai dançar no destrito é um teatro musical q legal, na procima hora civica vamos dançar it's on do camp rock é um pouco de pop e rip rop nuns aguade bkassssssss, tbm do progeto encantaste. ass: juliane silva de sousa

    ResponderExcluir

Postar um comentário