MARIPÁ - COMUNIDADE RIBEIRINHA NO PARÁ - INCENTIVO À LEITURA


A comunidade Maripá faz parte Reserva Extrativista Tapajoara no Rio Arapiuns, território bem preservado onde seus moradores trabalham de maneira sustentável respeitando a capacidade de regeneração natural do meio ambiente.



De Santarém, a duração da viagem é de aproximadamente três horas e uma das coisas mais bonitas que aconteceu nessa viagem foi ver o senhor que conduzia a embarcação lendo os livros infantis por quase todo o trajeto. 



Localizada na margem esquerda do rio Tapajós, lá habitam cerca de 68 famílias ou pouco mais de 320 pessoas que vivem da caça, da pesca e do cultivo da monocultura, dando especial atenção a plantação de mandioca.


Visitei Maripá por meio da campanha “Livros infantis: Encantando os povos da Amazônia” em 2007, quando consegui a doação de 1460 livros infantis oriundos da sensibilização de professores, funcionários e alunos do Colégio Imaculada Conceição de Belo Horizonte - MG, para levar para algumas comunidades ribeirinhas no Pará.



Nessa comunidade, a entrega dos livros não aconteceu junto às crianças, pois sendo período de férias a escola estava fechada. Os moradores porém, tomaram conhecimento da chegada dos livros por meio da Rádio Comunitária Bem-Ti-Vi, onde dei uma pequena entrevista.




A experiência foi marcante e exitosa graças a ajuda de pessoas, como Thomas, Dona Isolina e o senhor Manuel Guimarães de Assunção que nos abrigou, bem como os jovens da Rádio Comunitária Bem-Ti-Vi,  que nos acolheram muito bem. A todos deixo meus agradecimentos.


P.S Soube que essa Comunidade já possui uma biblioteca!!!

Comentários