URUCUREÁ: COMUNIDADE RIBEIRINHA NO PARÁ - INCENTIVO A LEITURA


Esse post faz parte das memórias do projeto intitulado “Livros infantis: encantando os povos da Amazônia”, ação realizada em 2007 durante atuação como bibliotecária do Colégio Imaculada Conceição, em Belo Horizonte.  Veja o vídeo que explica um pouco do que foi essa bonita experiência.


Urucureá é uma comunidade ribeirinha localizada à margem esquerda do rio Arapiuns, um dos afluentes do Tapajós, no estado do Pará, onde vivem aproximadamente 50 famílias que desenvolvem economia extrativista e se destacam na venda de artesanatos trançados em palha.

Fomos a essa comunidade por meio da indicação de Zenita, uma das moradoras da Comunidade Bom Jesus que nos guiou por uma caminhada de aproximadamente uma hora pela mata. Ao chegarmos, constatamos que acontecia um curso com lideranças comunitárias que tinha por objetivo gerar capacitação nas práticas de elaboração de projetos voltados para as questões sustentáveis da região.

Infelizmente durante a visita, não foi possível a entrega dos livros na escola tendo em vista estar fechada para as férias escolares. O material (caixa contendo 125 livros infantis), ficou sob a responsabilidade de um professor.

A foto acima foi o único registro da passagem por Urucureá e nela estão comigo os responsáveis pelo curso ministrado aos comunitários e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém (na época), Ivete Barros. Ao fundo é possível observar a igreja e a escola da comunidade.

Veja mais aqui:

Comentários