CIDADE DO MÉXICO - PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE


Porque estou escrevendo sobre a Cidade do México, quando tenho tanto a contar sobre a viagem ao Rio de Janeiro? Por que fiquei contente com a notícia que recebi da Revista Tam nas Nuvens, sobre a escolha de um pequeno texto que submeti para participação numa promoção.

Trata-se do Ponto de Partida, no qual conto como fiz para realizar uma viagem dos sonhos usando milhas do programa Tam Fidelidade.

Essa viagem foi justamente à Cidade do México, lugar que sempre me instigou inspiração por ser cheia de história e cultura e por possuir inúmeros sítios arqueológicos, museus, bibliotecas e um belíssimo centro histórico tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1987.


Fundada pelos Astecas, a cidade que conhecemos hoje foi reconstruída durante a colonização espanhola sobre as ruínas da antiga nas redondezas da Praça da Constituição ou Zócalo. O lugar é enorme e teria sido bom se eu tivesse tido tempo para admirar, mais e mais detalhes.

Tentei desde o princípio encontrar as bibliotecas, mas os prédios bonitos são tantos que o bom mesmo é parar para admirar o que vier pela frente, ou pelo menos a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e o Palácio das Belas Artes...


O centro histórico da Cidade do México é uma grande viagem no tempo. Gostei das ruas limpas, largas, dos inúmeros casarões e de vários espaços culturais bem cuidados. Algumas das visitas que realizei em termos de bibliotecas e museus já foram postadas individualmente por aqui...

O texto sobre a viagem à Cidade do México estará na Revista Tam nas nuvens na edição de janeiro de 2012.

Comentários