MUSEU DO OURO DE SABARÁ - MUSEU NO BRASIL


Sabará é uma cidade de Minas Gerais que possui considerável material histórico preservado, seja em seus casarões, peças de mobiliário e arte sacra ou ainda valiosos registros documentais dos séculos 18 e 19.

Uma das atrações da cidade é o Museu do Ouro que funciona numa edificação que no passado era Casa de Intendência e Fundição.

Uma visita a esse museu pode nos fazer compreender o tempo em que coroa portuguesa precisava organizar o processo de extração e controle do ouro no Brasil. Para isso, designava um funcionário (intendente) que vinha para fiscalizar, combater o contrabando e recolher impostos.

Dá pra se ter uma ideia de como vivia o intendente (pois morava na parte superior do casarão) e lá estão contidas peças como utensílios, móveis etc. O Museu possui exposição permanente que retrata o processo de extração do ouro até a fundição.

Possui um arquivo histórico e uma biblioteca que funcionam em outro prédio datado do século 18 chamado Casa de Borba Gato. No local há um rico acervo sobre o Ciclo do Ouro no Brasil.



Estive no Museu do Ouro de Sabará algumas vezes e a mais marcante foi quando vim com a minha mãe em 2009. Ela sentiu dó ao imaginar a vida dos escravos naquele lugar. Apesar disso, gostou de tudo que aprendeu. Foi porém, do quintal, que trás preservado um relógio de sol e uma roda de engenho, o local que mais se sentiu a vontade. Com certeza nesse espaço sentiu maior sensação de liberdade...


Onde: Rua da Intendência, s/nº – Centro.
Horários: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h
sábados e domingos, das 12h às 17h
Cobra taxa de visitação!

Comentários