CASA DA ÓPERA DE SABARÁ - TEATRO NO BRASIL


Quem passa pelas ruas históricas de Sabará, por descuido, pode não perceber a existência de um interessante teatro aberto gratuitamente a visitação que corresponde a um dos importantes espaços turísticos da cidade.


Pode-se dizer que é uma joia, que por fora não chama tanta atenção, mas por dentro surpreende com seus três andares distribuídos entre camarotes com cadeiras em palhinha, estrutura interna em madeira, forro em treliça com boa iluminação e acústica.


Conhecido como “Casa da Ópera” é o segundo teatro mais antigo do Brasil e consta que teve entre visitantes ilustres figuras como os imperadores D.Pedro I em 1831 e D.Pedro II em 1881.


Ao que indica, foi inaugurado no dia 2 de junho de 1819 e hoje é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


Sempre que vou a Sabará, faço questão de visitar esse teatro e para ilustrar um desses momentos deixo uma foto da visita que fiz com minha amiga Maria do Carmo em 2007 quando percorremos não apenas o Teatro, mas outros belos e interessantes lugares dessa cidade que gosto tanto.


Fotos do Museu: Peter Janzon

Visitação: todos os dias, de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:30h.
Não há taxa de visitação.

Comentários

  1. Olá!
    Vim retribuir a sua visita ao meu blog e responder à sua pergunta. O nome correto do casarão é Casa Borba Gato.
    Depois do período de chuvas, vou ver se consigo documentar melhor o casarão do lado interno, pois existe um arquivo magnífico por lá!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Anabela, farei um post sobre a Casa Borba Gato em breve. Obrigada pelo auxílio. Fiz algumas imagens internas, o lugar é muito especial e merece ser divulgado, visitado e bastante usado para estudos e pesquisas. Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário