OURO PRETO - MG - PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE


É sempre bom começar o ano falando de coisas boas e rendendo homenagem ao que amamos, então escolhi falar de Ouro Preto, cidade que já estive diversas vezes e que sempre que posso, me esforço para visitá-la.


A cidade, considerada museu a céu aberto é famosa por sua arquitetura colonial, suas ladeiras em ruas estreitas calçadas por paralelepípedos, igrejas, museus e o passado histórico relacionado ao ciclo do ouro no Brasil.

Uma visita à Ouro Preto possibilita aprender muito, desde dados sobre a arquitetura barroca e seu artista maior - Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho - ou sobre a Inconfidência Mineira.


Estive em Ouro Preto há poucos dias com meu amigo Peter Janzon e visitamos a Biblioteca Pública Municipal (infelizmente um pouco distante da praça central), no mesmo dia visitamos também o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e a Casa dos Contos.


Iniciar o ano escrevendo sobre Ouro Preto me fez muito bem e creio que pode ser o prenúncio de que muitas cidades virão para enriquecer minhas pesquisas, especialmente pensando no projeto que me motiva que é mapear os 62 municípios do Amazonas e seus equipamentos culturais.

Para finalizar, deixo uma foto de um momento bacana que aconteceu nessa viagem, o encontro com Filipe Augusto, colega que trabalhou comigo na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Muito bom encontrar amazonenses por essas paragens.


Desejo um feliz 2012 e muito êxito a todos que atuam, cultivam, estimulam e amam ambientes de museus e bibliotecas.

Fotos: Peter Janzon - Edição das imagens: Gusthavo Santana

Comentários

  1. Excelente o blog, minha querida Soraya. Admiro muito o seu trabalho. Parabéns e continue assim, desvendando esses monumentos q muitas vezes ficam alheios ao conhecimento público. Abraço também ao Filipe, na última foto.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rômulo, sei que você, num lugar lindo como Ouro Preto faria um espetáculo a parte em imagem e criação. Tomara que em breve possa visitar essas paragens! Grande beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário