O ARQUEÓLOGO - AMADO SEBO EM MANAUS


O que é para você uma loja de sebo? Para alguns, apenas local onde se pode encontrar livros, revistas e discos usados. Mas para outros, espaço absolutamente rico de materiais, cheio de incríveis raridades à preços acessíveis e mais que isso, ambiente para encontrar pessoas apaixonadas por registros do conhecimento.

O Arqueólogo era isso. Sempre divulguei e comentei sua existência. Até quando morei em Belo Horizonte, dizia para amigos que em Manaus possuíamos "O Arqueólogo" com seu acervo organizado, barato e que funcionava num ambiente aconchegante, que nem uma gostosa biblioteca.


Há poucos dias soube que fechou suas portas. Havia recebido do Marcelo Araújo, convite para ir a um saldão mas não imaginei que fosse para seu encerramento. Não fui. Como passo de ônibus sempre em frente a loja, percebi colado na porta um pequeno papel. Como estava fechada, deduzi...Dias atrás fui lá para constatar e a coisa era séria mesmo, fechada em caráter definitivo.

Entristeci. Eu já ia pouco lá. A gente sempre acredita que aquilo que nos é caro, ficará a nossa espera. Até quando?


O Arqueólogo era uma loja incrível, com um acervo formado por livros, CDs, DVDs, revistas, fitas-cassete, mapas, vinis e tantas coisas mais. Tenho mais de 40 livros comprados lá, com etiquetinha e tudo! Tenho vinis, cds, os marcadores de textos e a doce lembrança de subir aquelas escadas em busca de alguma raridade.



Penso que o fechamento desse espaço é uma grande perda para a cidade. Lamentável mesmo, contudo, prefiro imaginar que Marcos Araújo e Marcelo Araújo já estão arrumando algo especial para nos acalentar...como O Alienígena: um acervo do outro mundo??? Ou terão outras novidades?


Fotos: Soraia Magalhães e Giovanna Consentini

Comentários

  1. Gostosas eram as tardes de aulas matadas quando eu subia as escadas atrás de livros raros e cd's antigos, uma pena mesmo que tenha fechado, mas como cliente de lá, guardo aquele espaço no coração!

    ResponderExcluir
  2. Que lindas palavras Breno. Eu também guardo no coração!

    ResponderExcluir
  3. Moçada, O ALIENÍGENA está funcionando até final de fevereiro. Considero um filhote do arqueólogo, mas com prazo de validade, pois é meu acervo pessoal que coloquei à venda lá. Apareçam, são mais de 8 mil itens para vcs procurarem. Um abraço.
    Jorge Bandeira - Condutor da nave alienígena.
    Marcelo Araújo - Sub-comandante mystic in force.
    O ALIENÍGENA: RUA LIMA BACURY, 64 C, CENTRO. PERTINHO DO BANCO ITAÚ E DA PRAÇA DA POLÍCIA.
    INFORMAÇÕES COM JORGE BANDEIRA: 9116-6775.

    ps adorei esta matéria sobre meu pai AQUEÓLOGO

    ResponderExcluir
  4. Eu passei muitas manhãs de sabado no Arqueologo. E tenho varios livros adquiridos lá... me mudei de Manaus tem alguns anos...mas o sebo Arqueologo é uma das boas memorias que tenho de Manaus.

    Stanislaws Books

    http://blibiomania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal do Norte, antes de tudo, um abraço. Sou doutorando da Unicamp e estou a procura desses títulos a baixo, se alguém tiver me informe por favor, ou se alguém tiver e-mail ou facebook de algum bom sebo de aí de Manaus ou qualquer outra cidade do Norte passe pra mim. Grato. Roberto. rojose26silva@ig.com.br.

    Memórias de um padre seringueiro - Expedito de Castro,

    Ô de Casa - de Francisca Trindade Lopes,

    Memórias de um seringueiro - de Jersey de Brito Nunes

    O trabalho vence tudo, Luta contra os astros - José Higino de Souza Filho

    Terra de Deus - Luciana Barbosa;

    O empate - Florentina Esteves

    Ressuscitados - de Raimundo Morais

    Beiradão- Álvaro Maia

    O Paroara - Rodolfo Teófilo

    Arapixi - Adaucto de Alencar Fernandes

    gente dos seringaus - Álvaro maia

    terra firme - Cláudio de Araújo Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, infelizmente esse Sebo que era o melhor que havia em Manaus fechou as portas em 2012. Vou te enviar por email um contato com um dos antigos proprietários. Abraço!

      Excluir
  6. O Arqueolo fez parte da minha infancia, um verdadeiro lugar de fuga, do mundo, das pessoas,onde podia passar horas, apenas procurando HQs, uma grande perda... faz um tempo que ja perdi as esperanças de voltar a ver algo como o Arqueologo

    ResponderExcluir
  7. oi preciso de ajuda tenho livros e documentario em VHS e quero doar

    ResponderExcluir

Postar um comentário