BIBLIOTECA DO MUSEU NACIONAL DA COSTA RICA


A Biblioteca do Museu Nacional da Costa Rica, se chama Héctor Gamboa Paniagua. Foi criada com o objetivo de oferecer acesso a informação sobre temas, ao qual o Museu promove investigação.

É uma Biblioteca especializada em Antropologia e Historia Natural, com ênfase nas áreas de arqueologia, história de Costa Rica, museologia, botânica, entomologia, ornitologia e geologia.

Realiza serviços que vão desde orientação ao usuário e empréstimo do acervo à atividades culturais que visam auxiliar no trabalho de divulgação da ciência.

Atualmente a biblioteca possui um acervo com aproximadamente 50.000 exemplares, distribuídos entre livros, teses, folhetos e periódicos. Essa coleção vem sendo enriquecida ao longo dos anos por meio de parcerias e intercambio de materiais realizados em nível nacional e internacional, bem como por meio de doação e compra.

Um dado muito especial é que todos podem ter acesso a Biblioteca, sem que seja efetivada a cobrança de taxas (para visitar o Museu é preciso pagar), mas se você comunicar na portaria que objetiva consultar a Biblioteca, pronto, livre acesso!


Quando visitei a Costa Rica, a Biblioteca do Museu estava em reforma. Apesar desse contratempo, fui muito bem recebida pelas colegas bibliotecárias Adelina Jara e Margoth Campos Castello que me contaram coisas sobre seu local de trabalho e os anos de experiência na profissão.

Agradeço a atenção recebida e peço desculpas pela demora em fazer essa postagem.

Funciona de terça a sexta-feira
Horário: das 8:30 às 15:30.

Fotos: Peter Janzon

Comentários