PALESTRAS PARA ALUNOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES - UFAM


Fazia algum tempo que não visitava a Universidade Federal do Amazonas - UFAM, mas hoje, atendendo ao convite da Professora Tatiana Fernandes, do Departamento de Biblioteconomia, ministrei uma palestra para os alunos da Pós-Graduação em Bibliotecas Escolares, apontando informações sobre o que venho realizando junto ao Blog Caçadores de Bibliotecas.

A ideia foi tentar motivar os ouvintes quanto a percepção dos benefícios que os blogs podem representar no campo da disseminação de informações e o poder que dispõe em atrair olhares e influenciar até mesmo o gosto pela leitura.

Sobre meu trabalho, apontei a metodologia utilizada, bem como alguns lugares visitados e experiências vividas em bibliotecas de Manaus e outras cidades do Brasil e do mundo.


Muito especial também compartilhar o tempo com a minha querida amiga Katty Anne Nunes, que esbanjou simpatia e talento, em sua palestra relatando as atividades que vem realizando como bibliotecária de uma escola da rede pública de ensino municipal de Manaus. Com certeza todo seu empenho, determinação e dedicação ao trabalho motivou a todos!


Ao final das falas e perguntas, um momento super descontraído. Havia levado para sortear entre os presentes, alguns exemplares da revista Valer Cultural, que trás o artigo de capa "Uma biblioteca na floresta". Esse artigo por sinal, muito bem escrito, reconstitui informações sobre a Biblioteca Ferreira de Castro, biblioteca municipal de Humaitá. 


Foi uma noite muito agradável, por isso, aproveito o ensejo para expressar minha gratidão a Tatiana Fernandes pelo convite, que me proporcionou falar do amor que dedico às coisas da biblioteconomia e do trabalho que realizo junto aos Caçadores de Bibliotecas.


O Blog Caçadores de Bibliotecas nasceu em abril de 2010, enquanto atuava como professora substituta ministrando a disciplina Planejamento em Biblioteconomia (acho que possui outra nomenclatura agora), na época, solicitei aos meus alunos, visitas a no mínimo, dez unidades de informação para que apontássemos aspectos positivos e negativos dos lugares visitados e assim pudêssemos pensar os aspectos que envolvem as práticas de planejamento. Assim como os alunos, também visitei dez e fui a primeira a apresentar as minhas considerações em sala de aula...

Comentários

  1. Parabens Soraia por su presentación!!
    - Pura vida! Lindo reconocer unas imágenes de Costa Rica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu querido Peter Janzon, parceiro de tantas dessas aventuras. Você teria adorado ver sobre as bibliotecas escolares da Suécia!

      Excluir
  2. Parabéns bibliotecárias. Esse tipo de evento é na verdade uma troca especial de experiências, de vivências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pelo estímulo. Realmente falar sobre o que está dando certo, pode ajudar outros a buscarem experimentar novas vivencias! Valeu!!!

      Excluir

Postar um comentário