TENSTA BIBLIOTEK - BIBLIOTECA PÚBLICA DE TENSTA - SUÉCIA


A Biblioteca Pública de Tensta funciona em um amplo edifício localizado em um subúrbio de Estocolmo e faz parte de uma das 44 bibliotecas públicas que compõe o sistema da cidade. 


Atende a uma clientela formada em grande maioria por muitos imigrantes e para tal, oferece uma série de serviços especiais visando dar acesso ao conhecimento da língua sueca e motivação para as práticas da leitura e avanço nos campos do conhecimento.


A Biblioteca é ampla e convidativa. O ambiente dispõe de computadores com acesso a internet e áreas para estudo em geral e em grupo, bem como área para o público infantil. 


A visita ao local aconteceu em agosto de 2012 e fiquei muito feliz por conhecer a Bibliotecária Gunilla Olofsson, que nos recebeu com atenção e muita simpatia. Por saber que não falava sueco, tampouco inglês, conversou conosco em espanhol, lendo, inclusive o belo e sensível livro Ankomsten (A chegada, em português) do escritor e quadrinista australiano Shaun Tan.


O livro dispensa palavras e me senti muito aconchegada com a leitura visual e com o enorme sentimento que transmite. Para um estrangeiro, um bom livro a ser recomendado.


De acordo com Gunilla, a Biblioteca recebe uma faixa aproximada de 500 usuários diariamente, sendo que desde montante, apenas 10% são suecos.


É válido destacar o trabalho social aonde são pensados mecanismos de integração dos moradores locais com a língua sueca, aproximando-os também do seu próprio idioma. 


Para as crianças há um belo projeto que consiste no empréstimo de títulos de livros infantis (em duas edições), sendo que uma na língua sueca e outra na língua estrangeira. Assim, a criança pode aprender também de forma comparativa e ajudar inclusive os adultos.

Assim como em várias outras bibliotecas, a Biblioteca de Tensta oferece auxílio às tarefas escolares em horários fixos, um sistema que envolve bastante ação de voluntariado.


A ornamentação da área dedicada às crianças também foi feita de forma muito delicada. Uma espécie de portal, parece transportar os pequenos para um espaço aconchegante e muito colorido. Nesse ambiente, os livros infantis em várias línguas, oferecem a oportunidade para uma visão lúdica e de conhecimento.


Um cartaz maravilhoso encontrado nessa Biblioteca (ver imagem abaixo) trazia a seguinte inscrição: "Um presente para a vida: compartilhe livros com o seu bebê". É um bom conselho, concordam? Isso sim é pensar na formação leitora e gerar desde cedo o estímulo ao gosto pelo livro. Neste país, há um projeto que objetiva instigar desde cedo o contato com o ambiente da biblioteca dos pais e seus bebês. 


A Biblioteca de Tensta oferece atividades de contação de história. O interessante é que as narrativas são feitas em diferentes línguas visando envolver a comunidade. São geralmente realizadas aos sábados.



Poderia falar muito mais dessa Biblioteca, contudo me alonguei bastante. Deixo meus sinceros agradecimentos a Gunilla Olofsson, não só por ter me emocionado com a leitura do livro Ankomsten, ou por ter me presenteado com o livro Nordic Public Libraries, mas também por favorecer as informações sobre a Biblioteca e o seu trabalho. Uma grande simpatia!



Concluo afirmando que é sempre gratificante as visitas que realizo em bibliotecas pelo mundo e sigo satisfeita por poder compartilhá-las. É muito bom mesmo quando encontro o brilho nos olhos de pessoas apaixonadas por seus trabalhos. Na Biblioteca Pública de Tensta foi assim, haviam vários olhos brilhantes. Sai dessa visita, feliz da vida!


Fotos: Peter Janzon

Comentários