MOVERS & SHAKERS 2013 E AS REVISTAS DO LIBRARY JOURNAL...


Desde março de 2013, aguardava pela chegada das revistas impressas do Library Journal onde estão contidas as informações sobre o Movers & Shakers 2013, ao qual tive a alegria de figurar entre os cinquenta profissionais  que agitaram a profissão no ano de 2012.

Até bem pouco tempo, desconhecia a existência dessa premiação que ocorre anualmente nos Estados Unidos envolvendo bibliotecários e bibliotecárias que são escolhidos por seus próprios colegas por terem realizado ações que “sacudiram e inovaram” o cenário das bibliotecas e da profissão. Em 2012 eles passaram a aceitar indicação de pessoas de outros países e foi assim que por meio da mobilização iniciada pelo bibliotecário Moreno Barros acabei chegando lá.

O Movers & Shakers ocorre da seguinte forma: 50 bibliotecários são escolhidos e distribuídos por categorias dependendo do trabalho realizado e assim se formam os grupos que recebem uma nomenclatura mais ou menos assim: agentes de mudanças, inovadores, líderes da tecnologia, construtores de comunidades, os profissionais do marketing  e os defensores ou promotores, sendo nessa categoria que figurei tendo em vista a luta pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas por meio do Movimento ABRE BIBLIOTECA.


Me encheu de orgulho saber que dentre os cinquenta bibliotecários e bibliotecárias que fizeram parte desse grupo de 2013, fui a única representante do Brasil e da América do Sul. Um dia, enquanto aguardávamos o resultado da seleção, o Moreno Barros me perguntou por mensagem de email: 
- Você tem noção do quão importante é essa premiação para nossa área, nos Estados Unidos? 
Respondi que não...realmente não sabia e mesmo quando saiu o resultado e pude ver no site as imagens e as informações sobre o trabalho, não senti tanto impacto quanto ao olhar o envelope e depois ao folhear as revistas em busca de minhas informações ali contidas... cheguei a me emocionar...


Conforme sempre tenho apontado, ressalto que essa conquista não é somente minha e sim de todos que contribuíram na luta pela reabertura da Biblioteca Pública  do Amazonas. Obrigada aos colegas diretamente envolvidos Evany Nascimento, Thiago Siqueira, Katty Anne Nunes e todos os amigos, familiares, bibliotecários e a população em geral que rompeu o silêncio e foi as ruas gritar ABRE BIBLIOTECA!

Quanto a você, Moreno Barros, essa semana o seu exemplar da revista deve estar chegando, pois coloquei no correio há alguns dias. Você, mas do que qualquer outra pessoa, merece guardar o registro dessa conquista que teve muito de seu empenho. Por fim deixo expressa também minha gratidão a equipe  do Library Journal e do Movers & Shakers. Muito Obrigada.

P.S  As indicações para o Movers & Shakers 2014 já estão abertas, qual brasileira ou brasileiro poderíamos indicar para integrar o novo time???


Veja mais em: 

MOVERS & SHAKERS DO LIBRARY JOURNAL E PRÊMIO LAURA RUSSO 2013

MOVERS & SHAKERS 2013: O BRASIL ESTÁ LÁ!!!

FALANDO DE BIBLIOTECONOMIA

Comentários

Postar um comentário