JOGOS INDÍGENAS 2013: FEIRA DE AGRICULTURA E I ENCONTRO DE AGENTES DE LEITURA


Teve início, ontem,  8 de novembro de 2013 a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá (MT). O evento, agrega também a 1ª Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena e o 1º Encontro Nacional dos Agentes de Leitura Indígena.



Serão nove dias de atividades reunindo atletas, agricultores e agentes de leitura indígenas de todas as regiões do país e, conforme se pode acompanhar nas imagens deste post, um Brasil que emociona por sua diversidade. 




A estrutura do evento foi montada, no Jardim Botânico Sucuri, área com aproximadamente 400 m2. No local, foram instalados estandes para exposição onde os indígenas agricultores que vieram das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste farão durante todos os dias exposição de seus produtos. Há ainda a arena para realização das atividades desportivas e um espaço reservado para as atividades do Programa Arca das Letras.


A abertura da 1ª Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena e o 1º Encontro Nacional dos Agentes de Leitura Indígena ocorreu no período da manha (09/11), antes foram realizados credenciamento dos indígenas e arrumação do acervo da Biblioteca Arca das Letras no local.


Na imagem abaixo, o Coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Edmilton Cerqueira, a Coordenadora Geral de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) Maria Dione de Souza Ferreira, Priscilla Moura, técnica responsável pelo Arca das Letras no Ceará, dois agentes de leitura, eu e a menina indígena Cátia posamos registrando o momento.


O destaque ficou por conta de Catia que ao se encantar com os livros da Biblioteca Rural Arca das Letras, se aproximou de tal forma que auxiliou na separação dos títulos por cores e na organização nas prateleiras da Arca.  


No horário da tarde, o governador do Mato Grosso Silval Barbosa, sua equipe e Marcos Terena (liderança indígena) visitaram o espaço onde estão sendo realizadas as ações do Programa Arca das Letras.


O ponto máximo do dia aconteceu com a abertura oficial do evento e a entrada na arena de diversas etnias indígenas...poderia até contar aqui, mas creio que vale um post a parte...

Os dias que virão serão de grandes experiências e em relação as atividades que envolvem o Programa Arca das Letras, tentarei traduzir um pouco dessas vivências em informações impressas e imagens.


Fotos Soraia Magalhães

Comentários