BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA


O dia 12 de março de 2014 (Dia do Bibliotecário), foi marcado com o encontro com as Bibliotecárias Morgana Marcon, Diretora da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Cristina Alice Gomes que atua no setor de Processamento Técnico desta Instituição.

Ambas me receberam com a maior simpatia, no espaço onde funciona provisoriamente a Biblioteca - na Casa de Cultura Mário Quintana, enorme prédio histórico onde estão concentrados ambientes distribuídos entre bibliotecas, museus, cinema e outros.


O espaço reservado para a Biblioteca Pública é pequeno, apesar de concentrar as áreas do terceiro e quinto andar da Casa de Cultura.


Desde abril de 2007 o edifício original da Biblioteca está em obras com recursos do projeto Monumenta e fechado à visitação pública.


Quanto ao espaço presente, mesmo em condições provisórias, oferece ambientes para as práticas de leitura e pesquisa no local, empréstimo domiciliar, orientação à pesquisa bibliográfica, levantamentos bibliográficos, orientação sobre acesso à Internet e visitas guiadas.


A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul teve seu marco de criação em 1871 e ganhou prédio próprio em 1912. Tive a possibilidade de conhecer o local graças a gentileza de Morgana Marcon, fator que me favoreceu perceber que o lugar merece brevidade em sua reforma, seja por sua trajetória histórica ligada ao conhecimento e a informação, seja pelo seu potencial turístico e o interesse que desperta.

Em 2013 acompanhei pelas redes sociais uma mobilização em prol da criação de um novo espaço de biblioteca pública para Porto Alegre, onde os manifestantes fizeram um abraço simbólico ao prédio da antiga biblioteca, num movimento que ficou conhecido por “livraço”. Tendo em vista as novas demandas e tecnologias que se abrem e sendo o edifício atual tombado, a reivindicação é super necessária.


Encerro esse post agradecendo mais uma vez às colegas Morgana Marcon e Cristina Alice Gomes pelas conversas, apresentação dos espaços e toda a atenção dispensada. Saibam, vocês contribuíram para que assim, pudesse dispor de informações sobre mais uma realidade em termos de bibliotecas públicas em nosso país.

Fotos Peter Janzon

Comentários