BIBLIOTECONOMIA...12 DE MARÇO - DIA DO BIBLIOTECÁRIO

 

A foto é antiga, tem pelo menos 18 anos e nela estão alguns dos colegas de turma do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Dois na foto eram professores, a mulher de calça laranja é Sônia Lima, nossa Professora de Introdução a Biblioteconomia, o outro, professor calvo e de óculos, não lembro o nome, tampouco a disciplina que ministrava...

Aspirantes a formação biblioteconômica, na trajetória dois (da foto) não foram até o fim (Marcelo e Ocilene) quanto aos demais fechamos juntos a graduação...Fátima, Ângela, Gisele, Deolindo, Silvia, Bernardo.

Hoje, Dia do Bibliotecário (a) no Brasil, aproveito para destacar que jamais me arrependi da escolha que fiz. A Biblioteconomia me deu muito, apesar de algumas vezes também ter gerado dores. Mas trouxe experiências ricas, trabalhos desafiadores, conhecimento com pessoas e...oportunidades. Por tudo isso sou grata e continuo motivada como a menina que está contida nesta imagem.

Mas, apesar das comemorações pelo nosso dia, não podemos deixar de refletir que nem tudo são flores. Há muitas bibliotecas públicas fechadas no Brasil, assim como existem milhares de bibliotecas escolares que são apenas depósitos de livros, os salários pagos aos bibliotecários nem sempre são justos e o que é pior, muitos gestores públicos não entendem o papel das bibliotecas  e por conseguinte, o valor dos bibliotecários frente a estes espaços de cultura.

Sendo assim, o que dizer num dia festivo como hoje? Que apesar de tudo não devemos esmorecer e ao mesmo tempo unidos devemos lutar por transformação e se possível (parafraseando Che...)... sem perder a ternura jamais.


Foto: Acervo pessoal Soraia Magalhães

Comentários